Segunda-Feira, 18 de Novembro de 2019
Postado em: 04/09/19

Ipasem-NH participa do Seminário Previdência e Reforma em Debate no TCE-RS




Servidores do Ipasem-NH participaram nos dias 29 e 30 de agosto, no Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), do Seminário Previdência e Reforma em Debate: Estudos sobre RPPS.

O evento, promovida pelo TCE-RS por meio da sua Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena (ESGC), teve como foco o livro Direito Previdenciário: Previdência e Reforma em Debate, organizado pela conselheira substituta Ana Cristina Moraes Warpechowski..


O painel de abertura do seminário debateu a crise na previdência. Entre os temas abordados, as novas normas da previdência constantes na Proposta de Emenda Constitucional (PEC), os problemas financeiros com relação ao regime previdenciário dos servidores públicos e o aperfeiçoamento das normas relativas à governança e responsabilidade.

O painel da tarde destacou o papel do gestor dos Regimes Próprios de defender os interesses de todos os beneficiários e investir com responsabilidade os recursos em fundos previdenciários. Já no painel ?Benefício de Risco?, foi abordado o tema da aposentadoria por invalidez, chamando a atenção sobre a importância do controle da concessão dos benefícios por invalidez e do investimento nos programas de prevenção de doenças.

No segundo dia de seminário, o foco do painel foi o equilíbrio e o controle dos Regimes Próprios da Previdência Social (RPPS). Os temas de destaque foram os efeitos negativos do plano de equacionamento do déficit atuarial dos regimes próprios e o instrumento processual do processo de controle externo dos Tribunais de Contas.

A Diretora-Presidente do Ipasem-NH, Eneida Genehr, destacou a importância da participação dos servidores em eventos de aprimoramento e de atualização. "É fundamental a presença do Ipasem-NH em capacitações, sobremaneira em temáticas que são diretamente relacionadas a nossos segurados, permitindo assim o aperfeiçoamento sobre a nova legislação previdenciária", comenta.

Estiveram presentes, a Diretora-Presidente do Instituto Eneida Genehr, o Diretor de Administração Geraldo de Araújo, o Coordenador Jurídico Lucas do Nascimento, a procuradora autárquica Márcia Tafarel, o gestor público Nicolás Alves , a tesoureira Karine Eckert, a Coordenadora de Benefícios e Recursos Humanos Silvana Brandalise e as servidoras do setor de RH Patricia Federhen e Tatiani da Silva.




Ipasem - Rua 5 de Abril nº280, Bairro Rio Branco - CEP:93310-085 Novo Hamburgo - RS
Fone/Fax: (51) 3594 9162 / 8205 9617 / 3035 7092 e-mail: contato@ipasemnh.com.br