Segunda-Feira, 26 de Outubro de 2020
Postado em: 22/09/20

Em uma primavera de extremos de temperatura, os cuidados com a saúde são importantes



Em tempos de Coronavírus, dentro dessa nova rotina de cuidados, não podemos esquecer do nosso corpo e daquilo que nos ajuda a combater as ameaças ao nosso organismo: o sistema imunológico. Ainda mais quando temos uma previsão de Primavera, que se inicia hoje, de alternância de temperaturas e que até mesmo haja ondas de frio tardias. A nova estação poderá trazer extremos nas temperaturas em um único dia e nos acumulados de chuva sobre o Rio Grande do Sul.

Conforme o Médico Luis Fernando Bica Borges, que atende na Clínica Médica do Ipasem-NH, existe entendimento entre cientistas de que o clima tem um efeito profundo sobre nossa saúde e bem-estar, sendo associado a desde mudanças nas taxas de natalidade a surtos de pneumonia, gripe e bronquite. "Mudanças extremas de temperatura podem ser prejudiciais, pois a nossa via respiratória não está preparada para absorver este ar tão diferente do que estamos acostumados. Nosso corpo funciona melhor com mudanças menores. Quando ocorre mudança brusca tende a sofrer algum processo inflamatório", comenta Borges.

O médico destaca ainda que algumas pessoas já possuem predisposição para as doenças respiratórias e vão sofrer mais. Outras possuem o sistema imunológico mais resistente. Podemos ter alteração de pressão arterial, de humor, sofrer com sistema respiratório, crises de asma, rinite e lesões nos brônquios. "Paciente com asma e rinite devem ficar atentos aos tratamentos de prevenção e manutenção e não apenas buscar ajuda quando em crise. Existem medicamentos e mudanças no ambiente que podem melhorar muito a qualidade de vida de quem tem essas doenças", alerta.

Para ajudar aos segurados a enfrentar esses dias, o especialista listou algumas dicas:

-Mantenha o organismo hidratado;
-Evite fumar ou se expor a ambientes com muita poeira ou fumaça;
-Mantenha o ambiente arejado. As bactérias ficam concentradas em ambientes fechados, por isso é importante evitar esses locais fechados;
-Evite o contato com pessoas gripadas ou com resfriados, pois essas doenças são adquiridas pelo ar;
-Mantenha a respiração sempre pelo nariz e não pela boca, pois as narinas têm a função de filtrar o ar e aquecê-lo;
-Lençóis, edredons e roupas devem ser expostos ao sol e lavados sempre que necessário (as pessoas que já possuem problemas respiratórios como bronquite, asma e sinusite devem evitar o contato com bichos de pelúcia, tapetes e produtos que possuem pelos);
-A alimentação deve ser balanceada com sopas e caldos ricos em verduras e legumes. As frutas são essenciais, principalmente aquelas que contêm vitamina C, como a laranja. Elas ajudam a prevenir gripes e resfriados.

Reforçamos o pedido de que, sempre que puder, fiquem em casa. Se for sair, use máscara. Solicitamos a colaboração de todos nesse momento, pois a pandemia está afetando famílias, empresas, comunidades e estilo de vida e é justamente o isolamento social que faz diminuir a propagação do vírus.


Ipasem - Rua 5 de Abril nº280, Bairro Rio Branco - CEP:93310-085 Novo Hamburgo - RS
Fone/Fax: (51) 3594 9162 / 8205 9617 / 3035 7092 e-mail: contato@ipasemnh.com.br