Sábado, 12 de Junho de 2021
Postado em: 22/01/21

Janeiro Branco: campanha alerta para importância de cuidados com a saúde mental



O mês de Janeiro é o mês destinado a chamar atenção para a promoção da saúde mental e prevenção ao adoecimento mental. Criada em 2014, a campanha utiliza o primeiro mês do ano por, em termos simbólicos, as pessoas estarem mais propensas a repensar a própria vida, fazer novos planos, como se tivessem uma "folha em branco", onde podem reescrever uma nova história. Neste sentido, O Ipasem-NH lança sua primeira campanha informativa do ano, indo ao encontro do foco das atividades já desenvolvidas no Instituto voltadas à prevenção e qualidade de vida.

Conforme a psicóloga, responsável técnica pela Psicologia no Instituto, Ana Laís Kissmann, em 2021, esse momento nos convida mais ainda à reflexão, afinal, 2020 foi um ano, no mínimo, desafiador. "A pandemia do Covid-19 nos colocou de frente com a questão da perda - nas suas mais diversas formas - simbólica e real. Fez com que fossemos retirados do convívio de amigos e familiares, mudássemos drasticamente nossas rotinas, e convivêssemos com o medo frequente da contaminação e a perda real de muitas pessoas. Mas, ao mesmo tempo, teve muita gente crescendo e amadurecendo, valorizando pequenas coisas e pequenas vitórias, utilizando a criatividade, aprendendo e se re-inventando", destaca a psicóloga.

No entanto, é importante ter em mente que a preocupação com o bem-estar dos segurados não deve ser apenas em janeiro em virtude dessa iniciativa, e sim um compromisso permanente, motivo este que a campanha e as ações serão iniciadas em janeiro, mas desenvolvidas durante todo o ano, de uma forma relacionada também às demais campanhas que serão instituídas durante o ano.

CQV - O Centro de Qualidade de Vida (CQV) é um espaço de atendimento em saúde mental, e nosso compromisso é também o de informar os segurados com relação diversas questões referentes à saúde mental, assim como de conscientizar com relação aos preconceitos existentes dentro dos quadros de doenças mentais.

A saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais. Estar mentalmente saudável, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é o estado de bem-estar no qual uma pessoa consegue desempenhar suas habilidades, lidar com as inquietudes da vida, é capaz de trabalhar de forma produtiva e contribuir para a sua comunidade. Além disso, são capazes de enfrentar os desafios e as mudanças da vida cotidiana com equilíbrio e sabem procurar ajuda quando têm dificuldade em lidar com conflitos, perturbações, traumas ou transições importantes nos diferentes ciclos da vida.

"É preciso incentivar cada vez mais as pessoas a procurarem auxílio, trabalhar a educação preventiva e estimular a compreensão de que, igual ao físico, a mente também requer cuidados especiais", complementa a psicóloga Ana Laís.

Campanhas informativas - Nesta perspectiva, durante todo o ano serão realizadas campanhas informativas que vão ao encontro da estratégia de atuação do Instituto, a fim de contribuir com a consciência da corresponsabilidade na prevenção de doenças e uma melhor qualidade de vida. As campanhas estão estruturadas em meses temáticos e datas específicas, que contemplam assuntos de interesse dos segurados.

As campanhas foram idealizadas em conjunto com a servidora jornalista, responsável pela Assessoria de Imprensa, Adriana Seibert de Oliveira e com a servidora psicóloga, responsável técnica pela Psicologia no Instituto, Ana Laís Kissmann, auxiliando assim numa consequente redução do número de segurados com problemas de saúde, promovendo a qualidade de vida. "A divulgação é um instrumento norteador que dá visibilidade, para o Instituto e para os segurados, seja para promover mudanças que tornem processos mais eficientes ou mais seguros, ou ainda para esclarecer dúvidas. As campanhas de comunicação são uma importante ferramenta para informar, engajar e mudar hábitos", destaca a jornalista Adriana.





Ipasem - Rua 5 de Abril nº280, Bairro Rio Branco - CEP:93310-085 Novo Hamburgo - RS
Fone/Fax: (51) 3594 9162 / 8205 9617 / 3035 7092 e-mail: contato@ipasemnh.com.br