Sábado, 12 de Junho de 2021
Postado em: 27/01/21

Janeiro Branco: dicas para cuidar da Saúde Mental




A saúde mental é fundamental para o bem-estar, assim como a força física, disposição ou resistência. Os transtornos que a mente produz muitas vezes impactam também na saúde física. Esse é um tema importante, pois o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas: 9,3% da população, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Em função disso, é realizada a Campanha Janeiro Branco, dedicada a convidar as pessoas a pensarem sobre assunto.

Dicas para cuidar da Saúde Mental

1- Pratique atividades físicas

A prática de atividades físicas é importante, tanto para a saúde física, quanto para eliminar toxinas, refletir, rever alguns conceitos e prioridades. Fazer, no mínimo 30 minutos de exercício físico diariamente, ajuda a manter a oxigenação do cérebro em dia. Também favorece a produção de endorfina, substância responsável pela sensação de bem-estar.

2- Evite álcool e drogas
Substâncias psicoativas aumentam consideravelmente as chances de se desenvolver transtornos mentais. Elas causam problemas degenerativos ao cérebro e portanto, pedem cuidado.

3- Durma bem
Descansar é fundamental para o bom funcionamento do organismo, em especial do cérebro. Situações que levam à privação do sono ou a má qualidade desse sono podem favorecer os transtornos e prejudicar a saúde mental. Pelo menos 30 minutos antes de dormir, evite usar celular, computador ou ver televisão. Além disso, cuide para que o ambiente fique bem escuro e silencioso.

4- Cuide da alimentação
A mente saudável precisa de um corpo bem cuidado. Uma alimentação balanceada e bem distribuída ao longo do dia mantém o organismo equilibrado e nutrido. Invista em refeições ricas em alimentos in natura e não se exceda no consumo de doces, gorduras e sal.

5- Rotina organizada
Ter uma rotina ajuda seu organismo, incluindo sua mente, a viver em equilíbrio. Nosso cérebro se acostuma com as tarefas e responsabilidades quando elas são organizadas, e isso evita estresses desnecessários, como esquecer um compromisso, por exemplo. A mente consegue relaxar melhor quando você sabe que tem a maioria dos seus afazeres sob controle.

6- Relacionamentos Saudáveis
Preservar relacionamentos saudáveis é fundamental para manter a saúde mental. Procure manter próximo pessoas positivas e agradáveis. Ter contato amigos e familiares é fundamental para a existência humana.

7- Pensamentos positivos
Você pode desenvolver e manter a saúde mental com medidas simples, como:
- seja grato;
- pratique o auto elogio todos os dias;
- não pense em problemas o tempo todo;
- aprenda a dizer não;
- fale dos seus sentimentos com alguém em quem confia;
- seja gentil consigo mesmo;
- aceite as mudanças;
- aprenda a interpretar as críticas;
- fique atento aos seus pensamentos e
- aceite que ninguém é feliz o tempo todo.

8- Conte com ajuda profissional
Algumas pessoas pensam que não precisam de terapia ou que é preciso estar com alguma doença mental para procurar um terapeuta. Esse é um equívoco comum e que precisa ser desmistificado. É fundamental procurar ajuda profissional ao perceber dificuldades em lidar com os sentimentos, emoções e as próprias frustrações.


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