Domingo, 28 de Novembro de 2021
Postado em: 18/05/21

Dia 18 de maio: um marco na luta antimanicomial




Hoje, dia 18 de Maio, é instituído como o Dia Nacional da Luta Antimanicomial e o Ipasem-NH, como forma de marcar a data, dentro da sua estratégia de trabalho voltada à prevenção e qualidade de vida, traz informações sobre essa campanha.

A luta antimanicomial no Brasil teve inicio no final da década de 1970 e esse movimento, desde então, tenta construir um modelo de tratamento alternativo ao isolamento e asilamento, utilizando a internação apenas em momentos de crise, onde a vida do sujeito ou de qualquer outra pessoa é colocada em risco, sendo o restante do acompanhamento realizado de maneira ambulatorial.

A campanha nacional tem como objetivo chamar a atenção para o respeito e reconhecimento dos direitos dos portadores de transtornos mentais, bem como para a humanização do tratamento psiquiátrico, além de conscientizar sobre os preconceitos existentes dentro dos quadros de doenças mentais.

Confira alguns mitos e verdades sobre o assunto

Transtorno Mental é Sinônimo de Loucura ? Mito
A doença mental não é nada para se envergonhar. É um problema médico, como doença cardíaca ou diabetes. Quem tem um transtorno mental tem uma doença psiquiátrica. A pessoa não é louca, nem fraca, mas está doente e precisa de tratamento. A Doença Mental é tratável. A grande maioria dos indivíduos com Doença Mental continuam a viver suas vidas normalmente.

Qualquer pessoa pode ter transtornos mentais - Verdade
Não existe uma causa exata para a aparição dos transtornos mentais. Eles podem afetar pessoas de qualquer idade, raça, religião e situação econômica. Fique atento aos sinais e sintomas e não deixe de buscar ajuda médica e psicológica quando achar necessário.

Fatores genéticos podem aumentar o risco de transtornos mentais - Verdade
Existem certos genes que podem aumentar os riscos de se desenvolver alguns dos transtornos mentais. Ambientes com condições estressantes e problemas nos neurotransmissores são outros fatores que podem aumentar o risco de desenvolver problemas na saúde mental.

O preconceito impede que as pessoas busquem tratamento adequado para transtornos mentais - Verdade
Mesmo existindo tratamentos eficazes no controle dos sintomas, alguns pacientes ou responsáveis por eles têm resistência por conta do preconceito e não buscam auxílio.

O tratamento para transtornos mentais deve ser feito apenas com medicação - Mito
A medicação, quando indicada pelo médico, ajuda no tratamento dos transtornos e pode ter efeitos ainda mais positivos em conjunto com outras atividades. A terapia e grupos de apoio ajudam na melhora dos sintomas, assim como uma boa alimentação, sono regular e a prática de atividades artísticas e exercícios físicos. Estes fatores contribuem para a saúde e bem-estar de forma geral, ajudando no tratamento.


Ipasem - Rua 5 de Abril nº280, Bairro Rio Branco - CEP:93310-085 Novo Hamburgo - RS
Fone/Fax: (51) 3594 9162 / 98205 9617 / 3035 7092 e-mail: contato@ipasemnh.com.br